PSF da Vila Jardim Quedas D`Águas é alvo de vandalismo

Publicado em: 17/01/2011 09:39
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
PSF da Vila Jardim Quedas D`Águas é alvo de vandalismo

Vidros quebrados, porta amassada, sujeira e muitas pedras. Esse foi o resultado de mais uma ação de vandalismo que teve como alvo o Posto de Saúde da Vila Jardim Quedas D`Águas, na periferia de Iguatemi. A ação dos vândalos aconteceu possivelmente na madrugada de sábado para domingo, segundo relato de um funcionário que esteve na unidade de saúde, na tarde de domingo (16). O prejuízo deste final de semana ainda não foi calculado pela Secretaria Municipal de Saúde. Conforme relato dos funcionários ações de vandalismo tem sido corriqueiro na unidade de saúde. Cercada por uma praça, uma associação de moradores e uma escola, o Posto de Saúde não tem visinhos, o que facilita a ação dos vândalos. O local também é um ponto de consumo de álcool e drogas. “Já encontramos resto de maconha e bebidas alcoólicas” disse um funcionário. As ações não se limitam a destruição do prédio, também se apresenta como uma forma de humilhação dos funcionários e usuários. “Eles fazem as necessidades fisiológicas na entrada do ‘posto’. E humilhante quando chegamos para trabalhar e temos que ficar cuidando onde pisamos” o funcionário. A secretária municipal de saúde de Iguatemi, Ivone Pelegrinelli, lamentou o incidente e considerou: “é possível que, diretamente ou indiretamente, os próprios vândalos venham a necessitar dos serviços do PSF. Seja para ele, seja para algum parente. Vamos tomar as medidas necessárias para que este tipo de incidente não volte a acontecer” disse. Conforme a Secretaria de Saúde, o PSF atende uma grande demanda da população de Iguatemi; são cinco vilas: São Sebastião, Vila Operaria, Jardim Aeroporto e Jardim Quedas D`Águas. A unidade de saúde conta com 15 funcionários e sete agentes comunitários de saúde. São realizadas, em media, 45 consultas/dia. O posto tambem realiza atendimentos de vacinas, procedimentos de emergência, entrega de medicação e as mais diversas campanhas preventivas.